ABEMD lança Indicadores ABEMD de E-mail Marketing

A Associação Brasileira de Marketing Direto (ABEMD) lança a primeira edição do estudo Indicadores ABEMD de E-mail Marketing, inédito no Brasil, realizado pela Simonsen Associados. O levantamento apurou que 78% das empresas entrevistadas utilizam o e-mail marketing e que a maioria delas, cerca de 31%, investe até 10% do seu budget de Marketing Direto no canal. Para 26% da amostra, o e-mail é o responsável por trazer até 5% da receita total. O estudo aponta também que o número de campanhas é expressivo. Cerca de 29% dos entrevistados, por exemplo, fazem de 10 a 50 campanhas mensais. Outro dado interessante é o número médio mensal de e-mails enviados, sendo que mais de 14% enviam mais de 1 milhão de e-mails marketing e outros 17% entre 500 mil a 1 milhão. 

“O crescimento do uso das mídias online é nítido, sendo que o e-mail marketing é indispensável inclusive para as mídias sociais, pois é a cola de todo o fluxo de informações e relacionamento. Acompanhamos esta evolução no estudo anual Indicadores ABEMD e, motivado por ele, desenvolvemos uma versão específica para analisarmos o mercado de e-mail marketing. Os Indicadores ABEMD de E-mail Marketing são um estudo importante para as empresas do segmento, que agora têm dados para reflexo e posicionamento no mercado, que cada vez mais busca o diálogo em suas ações”, explica Efraim Kapulski, presidente da ABEMD. 

Outro aspecto a ser notado no levantamento é a freqüência no envio de mensagens. Cerca de 48% dos entrevistados fazem envios mensais de ações de relacionamento por e-mail.  

“Este estudo consolida a ideia que já tínhamos da grande importância do e-mail marketing na comunicação e marketing das empresas, seja ele utilizado para relacionamento, vendas ou promoção”, diz Antonio Cordeiro, presidente da Simonsen. 

Todas as informações deste estudo – inéditas e relevantes – foram geradas da coleta de dados junto a 68 profissionais/empresas altamente qualificados, entre usuários e clientes. 

Abordagem e metodologia 

O objetivo deste primeiro estudo exploratório é estabelecer uma base de informação preliminar sobre as campanhas de e-mail marketing desenvolvidas como uma das atividades do setor de marketing direto. 

O estudo do mercado de marketing direto mostra o crescimento significativo do negócio digital e a busca cada vez mais intensa de novas ferramentas para empresas estabelecerem o diálogo e relacionamento com os seus mercados, sendo o e-mail marketing uma dessas atividades. 

Os resultados apresentados no presente trabalho resultam do tratamento de dados e informações obtidas de:     

1 – Trabalho conjunto e colaborativo da ABEMD e SIMONSEN ASSOCIADOS, buscando estabelecer alguns questionários contendo tópicos e  aspectos selecionados sobre a atividade. 

2 – Fontes Primárias, representadas por entrevistas desenvolvidas com empresas prestadoras de serviço de marketing direto e empresas clientes, buscando desenvolver, a partir dessas informações coletadas, um maior conhecimento sobre as campanhas de e-mail marketing sendo realizadas no mercado brasileiro. 

A coleta de informações foi realizada entre dezembro de 2010 e janeiro de 2011, com 68 empresas. 

Para acessar:http://www.abemd.org.br/indicadores/IndicadoresEmailMktA.pdf

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